Conheça as razões pelas quais valem a pena arrumar as malas e embarcar na companhia das crianças. Fernanda Braz, a autora da coleção “Vovô Conhece o Mundo”, explica como o hábito de viajar pode estreitar os laços familiares.
São Paulo, dezembro de 2017 – A tão esperada férias escolares chegaram. Como é de costume alguns já se preparam para deixar a cidade e curtir as festas de fim de ano na praia, campo ou fora do País em contato com outras culturas, línguas e costumes. A escritora paulista, Fernanda Braz, que acabou de lançar a coletânea infanto-juvenil “Vovô Conhece o Mundo” e estimula a criança a desvendar enigmas pelo mundo, não acredita que viajar seja custo e, sim, um investimento para a educação e desenvolvimento intelectual da criança.
“De uma forma natural e divertida é a melhor forma deles aprenderem, criarem a resiliência, estimulando o exercício da flexibilidade e adaptabilidade”, diz. Ela, que se inspirou nas viagens que fez com a família para escrever, equilibra, entre uma ponte área e outra, a vida de mãe e a carreira de executiva de negócios.
A seguir, ela conta os motivos que a inspiram a não abrir mão de viajar com filhos sempre que pode.
1. Viajar estreita os laços familiares
A vida moderna mudou a dinâmica familiar e muitas mães trabalham fora, mas antes da culpa pela falta de tempo, pense que quantidade não é qualidade. Aproveite a viagem de férias para ficar junto com a família e curtir os filhotes. Esqueça por um tempo o trabalho, as redes sociais e viva intensamente essa experiência.
2. Viajar cria memórias inesquecíveis
Viajar nos distancia do stress do dia a dia e acaba proporcionando momentos inesquecíveis. Quando a família entra em sintonia, a rotina é leve e as interações muito mais divertidas, registrando na memória: “como é gostoso viajar com a minha família”.
3. Viajar contribui com o processo de aprendizagem
Uma boa viagem precisa do equilíbrio entre explorar, descansar e brincar. Quando fizer um roteiro, reserve um tempo para as crianças brincarem. Durante a viagem, chame a atenção dos seus filhos para coisas que possam contribuir com o processo de aprendizagem. Se visitar um museu proponha um caça ao tesouro às principais obras, mas se o destino for praia, convide os pequenos a observar a natureza.
4. Viajar estimula o exercício da flexibilidade e adaptabilidade
O mundo está em constante mudança e a capacidade de se adaptar é condição chave para o sucesso. Em vez de quase enlouquecer para criar um ambiente “copy paste” de casa, procure mostrar as características do lugar, estimulando a flexibilidade. Isso significa provar uma comida diferente, ir ao supermercado, andar de transporte público observando a rotina das pessoas. As crianças têm a capacidade de se adaptar e podem te surpreender.
5. Viajar ensina a respeitar e entender a diversidade
O novo muitas vezes gera desconforto. Quando viajar procure valorizar o diferente e ensinar às crianças o respeito ao próximo. Procure entender as características da cultura local e mostrar que a riqueza está na diversidade. Tenha certeza que cada experiência ajudará seu filho a ter uma visão de que o mundo é muito maior do que a família, a escola e os amigos. Quando pensar no custo de uma viagem, lembre-se que viagem de férias é um investimento que vai além de simplesmente conhecer um lugar especial. Sempre que possível ultrapasse as barreiras geográficas e o mais importante: em vez de tirar fotos para postar, registre na alma cada momento em família... é isso que faz a vida valer a pena.
SOBRE A AUTORA
Fernanda Braz é uma executiva, com mais de 25 anos de vivência profissional, e experiência no setor financeiro e multinacionais. Seu gosto por viagens, história e a crença de que a educação é a chave para transformar a vida das pessoas, foram ingredientes que a desafiaram no processo de conciliar o mundo corporativo com um projeto de vida. Inspirada pelos filhos e motivada pela possibilidade de contribuir no processo de aprendizagem de muitas crianças, Fernanda tem dedicado grande parte do seu tempo livre na realização deste projeto. A autora nasceu dia 13 de abril de 1972 em São Paulo, onde vive com sua família.
Colaboração: Assessoria
Imagens: Assessoria e internet
Até a próxima!
0 comentários:
Postar um comentário