10 fevereiro, 2014


Dica de Leitura!

Olá pessoal!
Essa semana a dica de leitura é para os maiorzinhos. Um livro que minha filha Marjorie ganhou de Natal e leu em poucos dias, ficou apaixonada e adorou a história.


Fernanda tinha apenas seis anos quando ficou doente. Aos onze, internada para tratar de uma doença grave, começou a escrever um diário com a intenção de que se transformasse em livro. Nele a menina conta a história da Rua Número 12, das aventuras que viveu lá com seus amigos, do senhor Francisco, que viu a Morte doze vezes (por isso a rua ganhou o apelido de Rua Número 12) e fala sobre sua vida no hospital. É lá que Fernanda conhece seu anjo da guarda, Pedro, que também está internado e com quem troca muitas alegrias e algumas tristezas. Fernanda fala sobre suas experiências e do presente; nada fala do futuro.Sabe apenas que será feliz.
O autor Emerson Machado retoma o tema doação de órgãos de forma mais profunda. Agora a pessoa que necessita de uma doação é a própria narradora. De forma leve, às vezes divertida, mas sempre muito sensível, ela nos leva para o universo das incertezas que as doenças muitas vezes provocam. Mostra que cada ser humano é único e que a felicidade depende do modo como se enfrentam os problemas.

O livro é indicado para o quarto a oitavo ano do Ensino Fundamental para trabalhar a literatura e literatura juvenil, este livro abre uma boa discussão sobre amizade, vida familiar, doação de órgãos, enfrentamento de doenças, perseverança, etc. É também um estímulo para que as crianças produzam seus textos, como fez Fernanda ao escrever um diário que foi publicado.

Autor: Emerson Machado
Ilustrados: Jackson Oliveira
Editora: Duna Dueto

A Marjorie adorou, espero que vocês gostem também da dica de leitura desa semana!

Beijos.
0

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...