30 janeiro, 2015


Vitamina C para os pequenos!

Alguns nutrientes são fundamentais para o bom desenvolvimento do organismo de crianças e adolescentes. Um deles é a vitamina C Suas propriedades são inúmeras e atuam em várias frentes: como antioxidantes, reduzindo a fadiga, na síntese de colágeno e na cicatrização de feridas.




"Não está comprovado que previne resfriados comuns, mas estudos têm demonstrado que a diminuição do período da doença e a melhoria dos sintomas são devido à ingestão da vitamina C", comenta Andrezza Botelho, nutricionista e diretora da clínica que leva o seu nome.
Crianças entre 4 a 8 anos devem consumir cerca de 25mg/dia; adolescentes, entre 9 e 13 anos, 65 mg/dia e a partir dos 14 anos, a ingestão precisa ser de 70 mg/dia. Essa recomendação para adolescentes, por exemplo, pode ser suprida com 180 gramas (cerca de duas xícaras) de brócolis cozido, que fornece 64 mg de vitamina C no total.

QUANDO CONSUMIR?
Frutas, como laranja, limão, kiwi, ameixa, podem ser ingeridos no café da manhã, lanches e como sobremesa. Já os vegetais, como espinafre, vão bem como parte das refeições no almoço ou jantar. "Vale ainda servir logo após a criança praticar uma atividade física, por conta de seu poder antioxidante", recomenda a nutricionista, que alerta: "É impostante consumir fontes de vitamina C nas principais refeições para melhor absorção do ferro".

FRUTA OU SUCO?
"A estabilidade da vitamina C nos sucos de frutas é determinada pela natureza deles, sendo que os cítricos são mais ricos. Mas ela é rapidamente perdida, por ser solúvel em água", explica Andrezza. Por isso, o ideal é varias e apostar no sudo e nas frutas. Mas não deixe os alimentos frescos estocados por um longo período de tempo. "Isso também pode reduzir os teores da vitamina C", clonclui.

Aí estão boas dicas para que seu filho não tenha deficiência de vitamina C.

Fonte: Site Vida e Estilo
Foto: Site Vida e Estilo

Até a próxima!!
0

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...