20 maio, 2016


A importância dos cuidados com os olhos durante a gravidez

A gravidez causa diversas transformações no corpo das mulheres. Entre as mudanças comuns nesse período estão alterações fisiológicas no funcionamento dos olhos que podem trazer desde desconfortos até problemas na córnea. Com base nisso, a Transitions Optical – líder mundial na produção de lentes fotossensíveis – alerta para a importância de reforçar o cuidado visual durante a gestação.


Entre os problemas visuais mais comuns na gravidez estão as alterações na córnea e no mecanismo de acomodação ou focalização de imagens. Como consequência, muitas mulheres podem ter dificuldades transitórias, com perda de nitidez para enxergar de longe ou, ainda, dificuldade de foco para leitura de perto. “Se esses sintomas se tornarem muito desconfortáveis ou ocasionarem dor de cabeça, a prescrição de óculos, ou renovação do grau, deve ser indicada”, pontua a Profa. Dra. Marcia Beatriz Tartarella, Médica Oftalmologista Especialista em Córnea e Presidente da Sociedade de Oftalmologia Pediátrica Latino-América e da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica.

Outro problema visual comum na gravidez, segundo a médica oftalmologista, refere-se a uma maior incidência de olhos secos. O que exige o uso de um colírio lubrificante e de alguns cuidados, como procurar piscar mais vezes quando estiver em frente ao computador ou quando permanecer por tempo prolongado em ambientes fechados com ar condicionado.
Além disso, as grávidas precisam redobrar os cuidados com a transmissão da conjuntivite, e evitar contato com pessoas que já estejam infectadas e aglomerações de pessoas em ambientes fechados.

A Dra. Marcia ressalta que as mulheres devem ficar especialmente atentas à conjuntivite pelo fato de esse ser um dos principais sintomas de infecção pelo Zika Vírus. “Nesses casos, os sintomas são olhos muito vermelhos, pouca secreção, mas muito lacrimejamento e fotofobia”, pontua, acrescentando: “Na presença desses sintomas, a gestante deve procurar imediatamente seu obstetra ou oftalmologista para o diagnóstico preciso”.

A médica oftalmologista aponta que a utilização de lentes fotossensíveis – como Transitions –, com adaptação aos diferentes níveis de claridade, pode ser indicada na gravidez, ao proporcionar mais conforto visual em situações que afetem a córnea, além de 100% de proteção dos olhos contra raios nocivos UV.

Lentes de contato na gravidez

As gestantes usuárias de lentes de contato precisam também redobrar os cuidados, usando colírios lubrificantes com mais frequência e reduzindo o tempo de uso diário das lentes. A médica alerta também que algumas grávidas podem apresentar hipertensão arterial durante a gestação, a qual tende a gerar sintomas visuais, como presença de manchas escuras no campo visual, visão duplicada e diminuição da visão decorrente de alterações na retina. É recomendável que estas grávidas façam exames oftalmológicos durante a gestação para avaliar o fundo de olho.

Sobre a médica:
Prof. Dra. Marcia Beatriz Tartarella
Médica Oftalmologista com Doutorado e Mestrado pela UNIFESP
Graduação, Residência e Pós graduação pela UNIFESP
Membro da Diretoria da SOPLA – Sociedade de Oftalmologia Pediátrica da Latino América
Especialista em Catarata Congênita e Oftalmopediatria pela UNIFESP

Sobre a Transitions Optical

A Transitions Optical é líder mundial na produção de lentes fotossensíveis (adaptáveis) para os fabricantes ópticos em todo o mundo. Em 1990, foi pioneira na fabricação e comercialização de lentes adaptáveis de resina. Como resultado do seu investimento contínuo em pesquisa e desenvolvimento tecnológico, a Transitions Optical oferece uma ampla variedade de produtos, estabelecendo novos parâmetros de performance em proporcionar cada vez mais conforto e proteção UV para a visão. Liderança de produto, foco no consumidor e excelência operacional fizeram da Transitions ® uma das marcas mais reconhecidas do ramo óptico. A Transitions Optical é ganhadora do Gallup “Great Workplace Award” em 2013. 
Para mais informações sobre a empresa e sobre as lentes Transitions, acesse: transitions.com.br
Imagens: Internet
Até a próxima!
0

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...