01 novembro, 2016


Mitos X Verdades: Gripes e Resfriados!

Faça chuva ou faça sol, crianças e adultos estão propensos a gripes e resfriados, que podem surgir durante qualquer época do ano. Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), a gripe afeta de forma grave 3,5 milhões de pessoas anualmente. E os sintomas e tratamentos podem confundir um pouco os pais e responsáveis. Mas o que é mito e o que é verdade quando se fala no assunto? 



Apesar de serem causados por vírus, gripe e resfriado são doenças distintas. O resfriado é causado por mais de 200 tipos de vírus, entre eles o rinovírus e o coronavírus, e não há vacina até o momento. Já a gripe pode ser causada por vírus como o influenza, H1N1 e H2N3. No resfriado, os sintomas tendem a ser mais brandos do que os da gripe, e consistem em dor de garganta, coriza nasal, espirros e febre baixa, quando presente. Geralmente não causa mal-estar e o indivíduo não interrompe suas atividades rotineiras. Já a gripe causa bastante mal-estar, febre alta (acima de 38º C), tosse, coriza nasal, dores no corpo e exige repouso.

Ambos podem ser transmitidos pelo ar – principalmente em locais fechados e sem ventilação – ou por meio do contato com pessoas ou objetos contaminados, como brinquedos, talheres, entre outros, e acometem mais as crianças, que podem estar com o sistema imunológico mais frágil e, por isso, mais suscetíveis a contrair esse tipo de enfermidade.

Para auxiliar os pais a esclarecer e entender mais sobre essas doenças, Redoxitos®, a linha de suplementos vitamínicos da Bayer, composta pelo tradicional suplemento alimentar infantil de vitamina C nos sabores laranja, morango, uva e frutas tropicais, e o recém-lançado Redoxitos®+, com vitaminas C, D e zinco, listam alguns Mitos x Verdades:

MITOS
Espirro é sinônimo de gripe? Espirros podem estar presentes não só em gripes, mas também em resfriados e até mesmo alergias respiratórias, como a rinite alérgica.

Rinite está sempre relacionada ao resfriado? Apesar dos sintomas, a rinite é uma doença alérgica que não está relacionada com resfriado, que é viral.

Vitamina C previne gripes e resfriados: A vitamina C ajuda a fortalecer o sistema imunológico, mas não tem relação direta com os vírus da gripe e do resfriado.


VERDADE
O resfriado é uma doença provocada por inúmeros vírus? Vários tipos de vírus podem causar o resfriado, mas somente um de cada vez. Se a pessoa contraiu um resfriado, este resfriado é causado por um único vírus e o sistema imune tem a capacidade de reconhecer os vírus que já causaram infecção ao organismo pelo menos uma vez, assim a memória imunológica da criança vai sendo construída.

Crianças ficam mais gripadas? As crianças são as que mais sofrem com as gripes e os resfriados, pois seu sistema imunológico ainda não foi exposto a tantos agentes externos (como vírus e bactérias) assim como o do adulto. Devido a isso, a memória imunológica do seu organismo ainda se encontra um pouco restrita, e por isso pode contrair doenças virais com mais facilidade. Contudo este cenário tende a mudar à medida que a criança tem contato com mais agentes externos.

A mão pode ser veículo de transmissão do vírus? Quando a pessoa está gripada ou resfriada, tende a levar a mão ao rosto com frequência. Até mesmo quando vai fazer a higiene nasal, o vírus pode ficar vivo durante alguns minutos. Quando a pessoa dá a mão para outra e esta leva a sua ao rosto, pode contrair a doença.



DICAS PARA PREVENIR GRIPES E RESFRIADOS

- Ter uma dieta saudável e balanceada;

- Hidratar-se constantemente com a ingestão de água;

- Evitar aglomerações e ambientes fechados, sem ventilação;

- Lavar as mãos com frequência;


Redoxitos®, vitamina C em formato de gominha, possui a quantidade diária adequada do nutriente para crianças a partir de 4 anos. Com formato inovador, o suplemento vitamínico possui apresentações nos sabores laranja, frutas tropicais, morango e uva. Contém os corantes naturais carmim, nos sabores laranja, morango e uva, e cúrcuma, no sabor frutas tropicais. Disponível nas embalagens de 25 e 100 unidades – esta somente no sabor laranja –, auxilia os pais na tarefa diária de cuidados com seus filhos: basta uma gominha por dia para complementar as necessidades do nutriente. Cada gominha contém 30 miligramas de vitamina C. Já o recém-lançado Redoxitos®+, que segue o mesmo formato da linha tradicional, possui a quantidade diária das vitaminas C, D e zinco e mix de sabores, com laranja, morango e papaia. O suplemento vitamínico, disponível em embalagem de 25 unidades, ajuda a proteger as crianças nos momentos em que elas estão mais expostas. Contém aromatizantes. Basta uma gominha por dia para auxiliar na deficiência dos nutrientes.

Para mais informações, acesse:
Colaboração: Assessoria
Imagem: Fonte Internet
Até a próxima!
0

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...