29 agosto, 2017


A massagem do bebê!

Enorme fonte de bem-estar e de tranquilidade, a massagem tem inúmeros benefícios para o bebê: favorece o despertar sensorial e ajuda o seu bebê a ter consciência do próprio corpo, acalma e o deixa preparado para o sono e pode contribuir para aliviar as pequenas cólicas que surgem. Enfim, a massagem é um momento pleno de ternura e de cumplicidade. Descubra os nossos conselhos sobre a massagem do bebê e não hesite em colocá-los em prática!

As condições ideais:
Pode massagear o bebê desde o nascimento até os 3 anos. Após esta idade, verifique se o bebê continua a apreciar esses momentos.
Escolha um momento calmo em que esteja totalmente disponível para se dedicar plenamente ao gesto de massagem sem interrupções.
Instale-se em um ambiente quente (cerca de 26ºC) e tranquilo, com uma luz suave.
Coloque o bebê virado para você em cima de uma toalha, na cama, num colchão de troca ou no chão num tapete.
As suas mãos devem estar limpas e quentes e as unhas cortadas.
Retire tudo o que possa machucar a pele do bebê, como por exemplo, jóias.
Utilize um Óleo de Massagem específico para bebês. Aplique-o nas mãos e esfregue-as para aquecer o óleo antes de tocar no bebê.
A pele do bebê deve estar saudável, sem irritações.
Evite massagear o bebê se ele estiver doente e imediatamente após a mamadeira ou refeição.

Os gestos corretos:
Uma massagem é diferente de carícias: o contato deve ser quente, suave, mas firme. Execute pressões estimulantes e envolventes. A massagem pode durar até 30 minutos, se o bebê estiver apreciando. No entanto, o bebê pode mostrar algum desconforto nas primeiras vezes: neste caso, pare alguns breves minutos e tente voltar a realizar a massagem no dia seguinte ou uns dias depois. 





Para realizar a massagem do bebê inspire-se nos seguintes gestos:
Comece por massagear suavemente os ombros partindo do pescoço e descendo ao longo dos braços sem esquecer as mãos e os dedos.
Em seguida, com a sua mão aberta, massageie o peito e a barriga fazendo círculos no sentido horário: coloque a mão no peito e desça suavemente, repita com a outra mão. Não se apoie, o peso da sua mão e suficiente.
Segure o pé do bebê com uma mão e com a outra massageie desde a barriga até a coxa e, em seguida, massageie o quadril.
Coloque o pé do bebê entre as suas mãos e massageie delicadamente desde os dedos até o calcanhar. Suba outra vez até os dedos e massageie um por um e em seguida estique-os suavemente.
Para as mãos, massageie com gestos suaves e circulares a palma da mão, em seguida, estique suavemente cada um dos dedos. 
Aqui em casa somos adeptos da massagem, Miguel adora e se sente muito bem após as sessões diárias!! 

Colaboração: Assessoria
Imagem: Assessoria
Vídeo: Assessoria

Até a próxima!
0

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...