22 março, 2019


Hepatites virais também atingem crianças e adolescentes!

Você sabia que as hepatites também podem afetar crianças e adolescentes? Diferentemente do que muitos pensam, eles também podem ser acometidos por qualquer um dos cinco tipos de hepatites virais A, B, C, D ou E. O que poucos sabem é que a hepatite C, ao contrário de outras doenças graves, tem cura.


Segundo o Dr. Eric Bassetti, gastroenterologista e diretor médico associado da Gilead Sciences, as hepatites são consideradas “doenças silenciosas” e geralmente não apresentam sintomas. A evolução de cada uma delas varia de acordo com o tipo de vírus. 

Sobre a transmissão da hepatite C, o médico afirma que ocorre basicamente por duas vias: parenteral (através do sangue, ou seja, mediante agulhas, práticas cirúrgicas, transfusões ou transplantes) ou vertical (infecção ou doença transmitida de mãe para o feto no útero ou para o recém-nascido durante o parto). Porém, o risco de uma mãe infectar o filho durante a gravidez é baixo, variando de 4 a 7%, aumentando quando a mãe está coinfectada com o HIV. “É importante ressaltar que a amamentação é segura. Portanto, evitá-la, além de ser prejudicial para a criança, não impacta o risco de transmissão do vírus da hepatite C”, comenta.

Segundo Dr. Bassetti, a transmissão da hepatite C durante a gestação ocorre no período intrauterino tardio ou intraparto. A infecção não é motivo para a realização de cesariana, entretanto um trabalho de parto prolongado, acima de 6 horas, pode aumentar o risco de transmissão. “Por isso, realizar todos os exames e testes durante a gestação é de extrema importância”, finaliza.

Tratamento em crianças e adolescentes

A boa notícia é que, diferentemente de outras doenças graves, a hepatite C tem cura. 

A Anvisa anunciou recentemente a aprovação do medicamento Harvoni® (ledipasvir 90 mg/ sofosbuvir 400 mg), da Gilead Sciences, para tratamento da infecção crônica do genótipo 1 em crianças acima de 12 anos. 

“O tratamento alcança taxas de cura de até 99% e com ótima segurança, com leves efeitos adversos, além de ser uma medicação de uso oral, uma única vez ao dia, por doze semanas”, explica. 

Harvoni® está presente em 76 países e é, atualmente, o medicamento mais utilizado para este tipo de tratamento em todo o mundo.

A Gilead Sciences é uma biofarmacêutica dedicada à pesquisa, desenvolvimento e comercialização de terapias inovadoras para prevenção, tratamento e cura de doenças potencialmente fatais, como HIV/Aids, hepatites virais, entre outras. A Gilead foi responsável por grandes conquistas para a saúde e a qualidade de vida ao oferecer o primeiro regime antirretroviral em comprimido único para o tratamento do HIV/AIDS, além de ter revolucionado o tratamento da hepatite C com o primeiro medicamento que apresentou a possibilidade de cura da doença. Presente no Brasil desde 2013 com sede em São Paulo, a Gilead possui operações em mais de 35 países, com matriz em Foster City, Califórnia, nos Estados Unidos.

Colaboração: Assessoria
Imagem: Internet

Até a próxima!
0

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...