11 junho, 2015


Ensinando onomatopeia para as crianças!

Hoje vamos dar uma dica super legal de leitura que além de fazer o pequeno soltar a imaginação também vai ensinar. Isso mesmo! Com um enredo e ilustrações cativantes, o livro em destaque ensina e diverte ao mesmo tempo.


  
Bang! Baroom! Baruum! Buá! A imitação de um som com fonema ou palavra é chamada de onomatopeia. As palavras citadas acima correspondem a ações como: tiro, raios, trovões e choro. Ruídos, gritos, canto de animais, barulhos de máquinas ou os sons da natureza fazem parte do universo das onomatopeias.
Em Tem Trem na Linha, a paulistana Rita Nasser convida o pequeno leitor a embarcar numa viagem para aprender mais sobre como as palavras podem imitar um som. O livro, que é uma publicação da Editora Mundo Mirim, tem como personagem principal um trem. A história mostra diversas paisagens (naturais, rurais e urbanas) e como a passagem do veículo modifica a vida das pessoas.
Todas as imagens vistas ao longo do caminho feito pelo trem são brilhantemente ilustradas pela gaúcha Carla Pilla, que há mais de sete anos empresta seus delicados traços e colore livros infantis. Ao longo da história, a passagem do tempo (das horas e das estações do ano) também é bem representada na obra, assim como as chegadas e despedidas que a viagem proporciona.
Além de ensinar a língua portuguesa de uma forma alegre, Tem Trem na Linha também desperta a imaginação das crianças, fazendo com que elas se idealizam dentro do trem, aproveitando a viagem. A autora Rita Nasser apresenta um mundo de novidades ao avistar o horizonte da janela do vagão. São muitos sons, muitas cores e formas: a tempestade barulhenta, os passarinhos cantando, os campos verdes, o céu azul (ou cinza de chuva!) e as nuvens branquinhas.

Ficha Técnica
Editora Mundo Mirim
Ilustração: Carla Pilla
Autora: Rita Nasser
Indicação Sugerida: Pré-leitor (6 anos)
Número de Páginas: 32

Para conhecer mais sobre a Editora Mundo Mirim e o livro, acesse: www.mundomirim.com.br

Fonte: Assessoria
Foto: Assessoria

Até a próxima!
0

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...