28 abril, 2016


Dica de Leitura!

Obra leva crianças a conhecerem a cultura angolana através de conto em que um pássaro e um garoto mudam o destino de uma comunidade africana.




No livro infantil Kalimba, a escritora Maria Celestina Fernandes conta com graça e leveza a história do menino angolano Kababo e de seu pássaro Kalimba. Com ilustrações da brasileira Brunna Mancuso, a obra convida os leitores a acompanharem as aventuras dos dois amigos pelas aldeias angolanas, algures no continente africano.

Em uma comunidade na província de Moxico, no leste de Angola, há muitos e muitos anos, vivia-se um período de grande seca. Com isso, os campos não mais produziam grãos de massango e massambala (cereais de grãos muito pequenos), arroz ou milho. Alarmados e preocupados, os moradores já sabiam que se avizinhava a fome.

Esvaziados todos os celeiros, pouco ou nada mais restava para enganar os estômagos. Em todas as cubatas ouvia-se o choro das crianças famintas, os adultos lamentavam-se e não viam forma de sair daquela situação aflitiva.

O que ninguém esperava é que Kalimba, um pássaro com poderes mágicos, e seu dono, Kababo, poderiam ajudar a comunidade a superar os momentos de dificuldade.

Com expressões da cultura oral africana, a obra ainda vem com um glossário ao final com os significados dos termos utilizados. O livro, publicado pela editora Kapulana, é parte da série Vozes da África.

Ficha técnica:
Editora Kapulana
ISBN: 978-85-68846-03-2
Tamanho: 21 x 25
Páginas: 32
Preço: R$ 29,90

Sobre a autora: Maria Celestina Fernandes nasceu no Lubango, província da Huíla, em Angola, mas foi em Luanda, capital do país, que cresceu e vive até a data presente. É assistente social e jurista. Começou a escrever bem no início da década dos anos de 1980 com publicações em jornais. O primeiro livro infantil foi publicado em 1990. Também escreve para adultos, mas a maior produção e maior prazer são os livros para crianças, a quem gosta de contar histórias, transmitir conhecimentos e com elas aprender, porque criança é caixinha de sabedoria...

Sobre a ilustradora: Brunna Mancuso, brasileira, nascida e crescida na cidade de São Paulo, começou a trabalhar com artes gráficas em 2006 e, desde então, já trabalhou em gráficas, estúdios de design, agências de publicidade e, atualmente, em design editorial. Apaixonada por formas e cores, durante a graduação de Artes Visuais descobriu-se como ilustradora dirigindo, assim, seus estudos para essa arte tão criativa. Kalimba é seu primeiro livro ilustrado e não poderia ter sido mais especial.

Vozes da África: Trata-se de uma série de livros para todas as idades, de contos, poesia e romances de escritores de países africanos de língua portuguesa. A literatura africana, com poucos títulos no mercado brasileiro, é atualmente objeto de estudo nas instituições brasileiras de ensino fundamental, médio e universitário. Os livros são de autores consagrados e belamente ilustrados por artistas também africanos.

Editora Kapulana: A Editora Kapulana tem como lema produzir “Livros bons e belos”. Assim, em seus diversos segmentos, como Bilíngues, Vozes da África, Ciências e Artes e Intersecções Literárias, oferece aos leitores obras de alta qualidade presente tanto no conteúdo como na sua forma de apresentação.

 Para saber mais sobre o título e ler alguns trechos, acesse: http://www.kapulana.com.br

Imagem: Assessoria

Até a próxima!
0

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...