A história de Peter Pan é um dos contos mais famosos da literatura mundial e uma das obras mais relevantes de todos os tempos. Tamanha é sua importância que, em meio a inúmeros filmes hollywoodianos que reproduziram a história do garoto que não queria crescer, houve até mesmo uma obra que buscou reproduzir o processo criativo de James Barrie ao conceber a personagem: o longa-metragem Em busca da Terra do Nunca, de 2004, que recebeu inúmeros prêmios.
Já em 2020, a história do menino Peter e de seus amigos continua a fascinar crianças e adultos por todo o mundo. Mas certamente tem alguém que não gosta da forma como tudo isto é contado e propõe uma visão alternativa dos fatos. Esta é a versão que conhecemos em A outra história de Peter Pan, escrito e ilustrado por Jean-Claude Alphen e publicado pela Salamandra.
Num mundo de fantasia e muita imaginação onde se destacam crianças que podem voar e malvados piratas, Alphen traz a menina Wendy apresentando a Terra do Nunca para seus irmãos, João e Miguel. O problema é que o Capitão Gancho não concorda com a maneira que a menina conta os episódios e decide criar confusão na cabeça dos pequenos visitantes. Por outro lado, Peter Pan bate o pé e exige continuar como protagonista perante os meninos e o leitor. O desfecho desta história é surpreendente e cômico.
Ao apontar estas divergências entre as personagens, o autor explora a importância da vida familiar a social para o desenvolvimento do ser humano e mostra que coisas a princípio tão básicas são direitos essenciais de crianças de adolescentes. A obra é mais uma em que Alphen propõe uma releitura de importantes clássicos. Anteriormente, o escritor e ilustrador também já havia produzido títulos como A outra história de Chapeuzinho Vermelho, A outra história de Pedro e o Lobo e A outra história de Cachinhos Dourados, todos pela Salamandra.
Sobre o autor
Jean-Claude Alphen nasceu no Rio de Janeiro, mas foi criado na França. De volta ao Brasil, começou a ilustrar livros. Tem mais de oitenta livros infantis e juvenis, como autor ou ilustrador. Por seu trabalho recebeu alguns prêmios, como o da Revista Crescer, o Glória Pondé, da Fundação Biblioteca Nacional, e o selo Altamente Recomendável, da FNLIJ. Foi ainda duas vezes finalista do Jabuti.
Sobre a Moderna
A Moderna atua há mais de 50 anos com o compromisso de educar para um mundo em constante movimento, compreendendo cada ecossistema formativo para ajudar a construir projetos de vida alinhados às expectativas de cada indivíduo. Com uma equipe de autores e especialistas que conhecem as necessidades do brasileiro e das instituições de ensino públicas e privadas, a Moderna investe em pesquisas, inovações e novas metodologias para criar e elaborar conteúdos didáticos, literários e projetos educacionais efetivos. Assim, ao lado de escolas e famílias, desenvolvemos habilidades, competências e valores para os desafios pessoais e profissionais que estão por vir.
Desde 2001, como parte da Santillana, grupo editorial e de educação presente em 22 países, a Moderna contribui com projetos sociais de fomento à educação e à cultura, em parceria com a Fundação Santillana e outras entidades do setor. Também apoia a formação de professores e gestores, com a realização de cursos, oficinas e seminários gratuitos e a disponibilização de obras de referência para fomentar reflexões e políticas públicas em prol da melhoria da qualidade do ensino.
Ficha técnica
Autor: Jean-Claude Alphen
Edição: 1 ª Edição
Formato: Impresso
Ilustração: Jean-Claude Alphen
Faixa etária: A partir de 07 anos
Área: Ficção
Dimensões do produto: 20,5 x 20,5 x 0,5
Número de páginas: 56
ISBN: 9788516121082
Código do produto: 12121082
Preço sugerido: R﹩ 50,00
Colaboração: Assessoria
Imagem: Assessoria
Até a próxima!
0 comentários:
Postar um comentário