05 dezembro, 2013


Lendas de Natal: São Nicolau!

Olá pessoal!
Hoje vou postar sobre uma tradição de quando eu era criança! Lembrando meus tempos de criança nessa época de final de ano, me recordo que sempre colocava um sapatinho, na janela do meu quarto no dia 5 de dezembro e no outro dia o sapatinho tinha uma pequena e singela lembrança... conversando com minha mãe e pesquisando na internet encontrei um pouco mais sobre esta lenda. Espero que gostem e passem essa tradição para seus pequenos.

A lenda de São Nicolau (St. Nicolas, Santa Claus, Papai Noel, Pai Natal)!


A festa de São Nicolau é celebrada anualmente no dia 5 de dezembro nos países baixos e no dia 6 de dezembro na Bélgica com a vinda de São Nicolau (o precursor do Papai Noel) que entrega presentes para as crianças. A festa também é comemorada, mas em menor escala na Alemanha, Áustria, França, Indonésia, Suiça, Polônia, República Checa e principalmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
A festa de São Nicolau tem igualmente uma importante e muito antiga celebração em Guimarães, Portugal. 
Conta a lenda que três moças não poderiam se casar porque seu pai não tinha condições de pagar seus dotes, na época, indispensáveis. Assim, a sorte das moças estava lançada ao cruel destino de escravidão ou prostituição. São Nicolau, comovido com a situação, jogou três sacos de moedas de ouro pela chaminé da casa das moças. Os sacos caíram dentro das meias das moças que estavam secando junto ao fogo da lareira.
Costuma-se dependurar meias nas lareiras das casas no dia 5 de dezembro à noite, véspera de São Nicolau, fazendo orações. Costuma-se também colocar sapatinhos nas janelas, para as crianças que não tem lareira. São Nicolau, durante a madrugada, enche de doces as meias ou os sapatinhos das crianças que se comportaram bem durante o ano.
A minha filha Marjorie já separou o sapatinho e hoje de noite já vai colocar na janela.
Vamos ver se amanhã o são Nicolau apareceu.

Beijos.

0

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...