14 setembro, 2015


Dica de Leitura!

Olimpíadas e Copa do Mundo são eventos que possibilitam o conhecimento das culturas de diversos países. É a oportunidade de saber sobre a história, os costumes, as tradições e a gastronomia de diversas partes do planeta. E a Editora Mundo Mirim, que participou da 17ª Bienal Internacional do Livro Rio 2015, apresenta livros que mostram a cultura de outras nações. Confira abaixo dois livros que, além de ensinar, inspiram as crianças e permitem que elas viagem para outros lugares de página em página.



Kamazu foi escrito e ilustrado pela professora de Literatura, Carla Caruso, o livro  traz um reconto da lenda angolana do “Rapaz e o Rio”. Por meio das lendas é possível conhecer um pouco mais sobre a história, a cultura e as tradições de um povo. A autora optou por dar o nome de Kamazu ao personagem central, uma vez que nos registros recolhidos pelo estudioso da cultura angolana, Héli Chatelain, o personagem não tinha nome. Para criar as ilustrações, Carla precisou fazer muitas pesquisas. Para isso, buscou elementos característicos da cultura angolana, como cores e formas muito peculiares utilizando a técnica da pintura e colagem.
Ficha Técnica:
Editora: Mundo Mirim
Livro: Kamazu
Autora e ilustradora: Carla Caruso
ISBN: 9788561730697
Páginas: 32
Formato: 21x28


O nascimento dos Andes e outras lendas pré-colombianas, escrito por Eraldo Mirando e ilustrado por Oriol San Julián, é uma oportunidade das crianças conhecerem os antigos povos que habitaram o continente americano. Eles deixaram um legado arquitetônico e artístico tão vasto que ainda hoje intriga a todos, como os suntuosos templos astecas, as notáveis histórias nauas nas páginas do Popol Vuh e a exótica cidade inca de Machu Pichu. Em três fascinantes histórias da literatura oral pré-colombiana, o pequeno leitor vai encontrar personagens e traços culturais desses povos misteriosos e lendários. A obra também é importante para que os leitores mirins aprendam sobre outros países do continente americano que estão pertinho do Brasil. Indicado para crianças de 9 a 10 anos, o livro traz lendas que fazem parte da cultura de países como México, Guatemala, Honduras, Chile e El Salvador.

Ficha Técnica
Editora: Mundo Mirim
Livro: O nascimento dos Andes e outras lendas pré-colombianas
Autor: 
Eraldo Miranda
Ilustrador: Oriol San Julián
ISBN: 9788561730604
Páginas: 40
Formato: 21x28

A Mundo Mirim é uma editora voltada ao público infantil e juvenil cujas publicações para crianças e adolescentes têm o intuito de estimular o prazer de ler, fazer um apelo à imaginação e trazer à tona as grandes ideias que uma boa leitura desperta. Além disso, como a infância é uma fase de constante aprendizado, alguns livros também permitem abordagens didático-pedagógicas, um diferencial que amplia as possibilidades de aproveitamento das obras.


Colaboração: Assessoria
Imagens: Assessoria

Até a próxima!
0

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...