21 agosto, 2018


"O mamá é da mamãe"!

O início da amamentação normalmente é um momento de muitas dificuldades para a maioria das mulheres. O bebê precisa aprender a mamar e a mãe a dar de mamar. Mas, com o passar do tempo, torna-se um momento de muita troca, muito amor e um momento prazeroso para o binômio mãe e bebê. Você e seu filho construíram uma linda história de amamentação e chega o momento em que seu filho não é mais um bebê e você está decidida a fazer o desmame de forma gradual e amorosa.



"O Mamá é da Mamãe" é um livro infantil para ler com seu filho ou filha para entender que a mamãe é mais do que um par de peitos. A mamãe está lá para brincar, para dar colo, para ler um livrinho antes de dormir, enfim, esse livro vem te ajudar nesse processo.

O intuito da obra é orientar mães com bebês acima de 18 meses que planejam iniciar o desmame noturno, ou regular mamadas de forma respeitosa.

A proposta do livro surgiu quando Giovanna, que também atua como doula, percebeu a grande demanda existente em relação ao desmame, em contraste com a pouca oferta de leituras sobre o tema.

“De forma lúdica, Giovanna dá dicas de como substituir as mamadas por brincadeiras, e de como conversar com a criança para que ela aprenda a dormir sem o tetê. Um livro doce, que reflete a realidade de muitas duplas!”, diz a consultora de amamentação Cris B. Machado, do Plantão Materno, que assina o texto da contracapa do livro.
Desmame não é desestímulo a amamentação

É importante considerar sempre que a recomendação da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde é aleitamento materno até os dois anos de idade ou mais, sendo exclusivo até os seis meses.

Assim, falar em desmame não é, de forma alguma, desestimular o aleitamento materno. Ao contrário, é valorizar a sua importância enquanto ela for possível e viável para a mãe e o bebê, considerando todas as variáveis que interferem na amamentação, e conduzir o desligamento do peito de forma saudável.

Em outras palavras, é acolher as demandas emocionais e práticas da mãe e entender que, da mesma forma que o início da amamentação pode ser difícil, o desmame também representa uma barreira a ser vencida para muitas mulheres.

“Muitas mães acabam fazendo viagens para o ‘leite secar’ ou passam produtos no seio para a criança recusar o peito ou ainda forçam uma mamadeira com achocolatado para a criança desmamar. O desmame, não precisa ser assim. O término pode ser um momento gostoso, como foi a história de amamentação que essa mãe teve com o seu bebê”, defende Giovanna, que é mãe de Bento e Vicente.

Fonte: Mães de Peito
Imagem: Mães de Peito

Até a próxima!
0

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...