18 janeiro, 2019


A criança de 2 anos não é mais um bebê!

Olá mamães!! Hoje  vou  compartilhar  com  vocês  um  post super  legal que li no blog Criando com 
Apego. O texto interessante é de Camila Menon, autora do perfil no Instagram @educarepreciso. Nele, há uma reflexão importante sobre as fases de desenvolvimento da criança de 2 anos e a forma adequada de ajudarmos a criança a compreender a sua própria evolução.
Nessa fase o bebê está dando lugar a uma criança com um corpo, uma mente e uma série de atitudes bem diferentes. É uma fase de transição entre comportamentos de bebê, como bastante vontade de colo, e um desejo cada vez maior de ser independente para descobrir o mundo.




As crianças mudam o tempo todo, e a maneira como elas devem ser tratadas, também. Em inglês existem classificações muito pertinentes que facilitam na busca de informações e no trato da criança. .

Você não tem um bebê de 2 ou 3 anos, por exemplo, e é muito importante que você trate a criança da maneira correta para que ela entenda a própria evolução. Veja a seguir: .

De 0 a 1 mês, chamamos de “newborn” que são os ‘recém-nascidos’;

De 2 a 12 meses, chamamos de “infants”, que seriam propriamente os “bebês”; .

De 13 a 24 meses, chamamos de “wobblers”, que vem do verbo “wobbly” = que balança, que oscila de um lado pro outro – ou seja, a criança a partir daqui não é mais tratada como um bebezinho, porque a idéia é que apartir desse marco ela dependa cada vez menos de ajuda. Ela, na maioria das vezes, já pode andar e começa a explorar muito mais. Incentivamos a criança nesse período a ser muito mais independente, acompanhando assim os marcos de desenvolvimento esperados nesse período. Muitas vezes de forma inconsciente os pais insistem em tratar a criança ainda como um bebê, mas isso acaba gerando uma super proteção e a dependência da criança em relação aos pais.

De 2 a 3 anos, chamamos de “toddlers”. Aqui a criança já apresenta a coordenação motora mais apurada e começa então a lidar com as próprias emoções (lembre-se de que as crianças não conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo. Somente após dominar uma habilidade, elas conseguem “juntar” os aprendizados. Então, após dominar os movimentos físicos, elas conseguem agora dar mais atenção às próprias emoções). Ver o mundo pela perspectiva da criança nesse período é fundamental, e empatia é a palavra-chave para muitas situações. .

De 3 a 5 anos, chamamos de “preschoolers” – nessa fase, a criança entende melhor a concepção de amizade, de participação em grupos, e o convívio com outras crianças é fundamental. As habilidades motoras finas são mais precisas para exercícios de escrita/desenho e o cognitivo da criança está mais preparado para a resolução de problemas.

Entender as fases da criança é primordial para poder ajudá-la de acordo com suas necessidades e limitações.

Mas que eles sempre serão nossos bebês, ah isso sempre será verdade!!!

Fonte: Blog Criando com Apego
Imagem: Baby Center

Até a próxima!!
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