31 janeiro, 2019


Como os livros infantis podem ajudar na sala de aula?

As obras literárias exercem um papel importante no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Além de contribuir para a competência leitora e o próprio hábito da leitura, os livros infantis desenvolvem a imaginação e a criatividade, trabalhando também as emoções e os sentimentos. A literatura contribui ainda para as capacidades de expressar, questionar, duvidar e discutir, permitindo a formação de uma criança crítica e reflexiva.



Na sala de aula, o uso da literatura ganha ainda mais destaque. Além dos benefícios já citados, os livros do gênero possibilitam que conteúdos de língua portuguesa, matemática, história, filosofia, sociologia, antropologia, ciências, arte, geografia sejam trabalhados de forma direta ou indireta, ajudando professor e aluno no processo de ensino-aprendizagem. Temas como cidadania, meio ambiente e diversidade cultural, por exemplo, que aparecem com frequência nessas obras, também podem ser explorados em sala de aula, contribuindo para formação de um cidadão ético, tolerante e consciente.

A seguir, veja algumas ideias de como usar esses valiosos recursos em sala.

Objeto disparador. Já pensou em usar um livro para apresentar um novo tema para a turma? Se a proposta é apresentar os meios de transporte, por exemplo, por que não usar um livro que permita conhecê-los e refletir sobre eles? O livro, nesse caso, se torna um objeto disparador, o ponto de partida para o desenvolvimento de conteúdos e atividades relacionados a um tema. Além de enriquecer o trabalho, a adoção de um livro para abordar um assunto favorece a interdisciplinaridade e é ainda mais motivador.

Apoio para lidar com sentimentos e emoções. Você está no período de adaptação e os alunos estão com dificuldade nesse processo? Você nota que alguns alunos estão com dificuldade para lidar com sentimentos, como a raiva ou o medo? Lançar mão de um livro sobre o tema pode ser de grande ajuda nessas situações. Por meio da história, a criança se identifica, consegue compreender seus sentimentos e emoções e aprende a lidar melhor com eles.

Apoio na resolução de conflitos. De repente, a turma começa a se desentender. Brigas, choros ou até situações de bullying começam a acontecer. Nesse momento, convidar a turma para ler um livro que trata do problema que está ocorrendo pode ser uma escolha muito positiva. Com esse recurso, as crianças conseguem se colocar no lugar do próximo, compreendendo melhor o outro e seus sentimentos. O livro abre a possibilidade para o diálogo, o entendimento da situação e a resolução.

Complemento de conteúdo. Você está trabalhando o meio rural e quer mostrar um pouco mais sobre esse ambiente? Está trabalhando os meios de comunicação e nota que os alunos ainda sentem dificuldade em imaginar como eles eram no passado? Os livros infantis podem ser ótimos aliados nessas e em outras situações. Eles podem ajudar no desenvolvimento do conteúdo, mostrando outros lugares, outros tempos e outras formas de pensar ou agir, ampliando o repertório da turma e valorizando a história e a cultura, por exemplo.

Viu só? Os livros infantis podem colaborar muito com suas aulas, fazendo com que elas sejam ainda mais lúdicas e enriquecedoras. Que tal, então, agora, pensar no livro que irá usar nas suas próximas aulas? Desejamos boa sorte e que sua escolha contribua muito com seu trabalho!

Fonte: Blog Carochinha Editora

Imagem: Freepik

Até a próxima!
0

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...