25 junho, 2019


Dica de leitura!

"As Aventuras de Nikko - A Fuga", de Josie Oliveira, lançado no fim de março pela Editora Novo Século, é uma das apostas do segmento infantil. Tendo como inspiração seu mascote da vida real, a primeira obra da autora, traz a história de um cachorro doméstico, Nikko, que mesmo tendo uma vida luxuosa, sonha em conhecer melhor a sua cidade, o Rio de Janeiro e viver novas experiências.



Para realizar seu desejo, Nikko arma um plano para fugir da casa onde vive. A partir da sua fuga, Nikko vive momentos únicos, repletos de diversão, confusão, aprendizado e passa a colecionar novas histórias e amizades. Para Josie, o livro vai além da literatura:

"A história tem comédia, romance, suspense, papo sério quando os cachorros abordam temas importantes como o cuidado com os animais, o preconceito, a ausência dos pais na vida dos filhos e outros assuntos tão pertinentes nos dias atuais. A arte literária nos faz refletir, questionar, emocionar, entreter e pode ser um prestador de serviço."

Para a escitora, a história tem muitos pontos que poderão também envolver facilmente os adultos. "Através do livro eu quis transmitir valores que julgo essenciais. A importância da amizade, da educação na formação não só acadêmica, mas na construção da vida de uma pessoa. O respeito às diferenças, a empatia, o zelo aos animais. E os laços criados através do amor".

A ideia de Josie em escrever uma história sobre animais veio de sua paixão pelos bichos, antes mesmo de se tornar "mãe" de um cachorrinho. "Eu amo os animais, são seres puros, muitas vezes indefesos e vemos vários casos de maus tratos, abandono. O livro vem de um esqueleto que escrevi no ano 2000, mas deixei arquivado. Com o tempo fiz cursos para escritores, oficinas literárias e numa conversa com uma profissional, ela viu potencial na história. Com mais bagagem cultural e criando um cachorro, atualizei a história, acrescentei personagens, canários e assim, nasceu As Aventuras de Nikko – A Fuga."


Sinopse:
Uma vida luxuosa e tranquila é tudo que um animal de estimação poderia desejar, não é mesmo? Bem, não era o caso do shih-tzu Nikkp (ou Peludo, para os mais próximos. Ele estava cansado de tudo isso. Queria conhecer o mundo e viver grandes aventuras! O cãozinho realiza seu sonho quando foge de sua mansão e finalmente conhecer o Rio de Janeiro. Faz amizades com animais de vida bem diferente da sua - e aprende que aceitar as diferenças é fundamental.

Em meio a tudo isso, nosso herói canino enfrentará terríveis perigos, pois há uma quadrilha malvada à solta transformando cães em... Sabão! Que cachorrada... Mas Nikko contará com a ajuda de seus novos amigos e até mesmo de uma inesperada paixão.

Divertido, educativo e incrivelmente ilustrado, "As Aventuras de Nikko: A Fuga" é uma história que vai encantar toda a família, trazendo mensagens muito importantes para os nossos dias, como o cuidado com os animais, o combate aos preconceitos e o respeito às diferenças.

A autora conta que sua paixão pela literatura vem desde cedo, influenciada por sua mãe que gostava de ler para ela e desde sua alfabetização já devorava livros e mais livros até começar a escrever poemas e textos em diários e agendas.

"Com dez anos eu fazia nos meus cadernos de escola jornais, as personagens eram as minhas bonecas, reproduzia as extintas revistas 'Ti Ti Ti' e 'Manchete'. Eu já nasci escritora, é o que sempre quis ser no fundo. Escrever é algo que já veio ao mundo comigo, tão profundamente natural que se eu ficar muito tempo sem escrever sinto falta."

Josie conta ainda que espera que sua obra faça a diferença: "Espero que o meu livro possa não só despertar nas pessoas o amor e a atenção para os animais, mas também estimular o gosto pela leitura, aproximar os leitores cada vez mais para o universo literário e sintam o prazer de ter um livro nas mãos, folhear, ler e frequentar mais livrarias e centros culturais."
Colaboração: Assessoria
Imagem: Assessoria
Até a próxima!
0

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...