04 julho, 2018


Como congelar papinha de bebê!

Quem gosta de cozinhar sabe como é: você se diverte, cria pratos gostosos, mas gasta um tempão em cada detalhe. E com o corre corre do dia a dia, cada minuto conta. Principalmente para as mamães que estão sempre atentas aos filhotes e adoram preparar lanches e refeições gostosas para eles.  
Camila Verdeja, do Gourmet Jr., dá ótimas ideias para congelar frutas e papinhas e assim deixar a vida mais prática – sem perder qualidade! Para essas dicas, Camila contou com a ajuda da nutricionista Fernanda Saccoletto, consultora do Gourmet Jr. Anote:
Comece pelas quantidades

Se você costuma fazer a papinha só para o consumo imediato do bebê e vai começar a congelar agora, a dica é simples: prepare o dobro da quantidade de costume.

Passo a passo para congelar
Escolha o recipiente certo: os melhores são os de vidro (a tampa pode ser de plástico). Dá para congelar a vácuo também, em sacos plásticos que não permitem a entrada de ar.
Faça um rótulo: uma etiqueta simples, escrita à mão com o nome da papinha e o dia em que você está congelando. A validade é de, em média, 3 meses no freezer.
Espere esfriar: até ficar em temperatura ambiente e feche bem o potinho. Só então leve ao congelador.
Na hora de descongelar: tire a papinha do freezer uma noite antes de servir e deixe-a na geladeira. Nunca retire direto do congelador para a temperatura ambiente porque isso favorece o aumento de bactérias. Precisa descongelar de última hora? Coloque o potinho em banho maria ou no micro-ondas.
A papinha congelada perde nutrientes? Um pouco. O teor de proteínas, carboidratos e lipídeos não se altera, mas pode existir uma perda mínima de vitaminas e minerais por conta do processo. Mas vale lembrar que, mesmo assim, o papá feito por você em casa e congelado é infinitamente mais saudável do que o industrializado.

Papinha de legumes assados

Ingredientes
1 xícara de batatas
1 xícara de cenouras
1 xícara de abóboras (de pescoço ou cabotia)
1 xícara de pimentões
1 xícara de cebola
1 xícara de tomate sem pele e sem semente
4 dentes de alho amassados
Raminhos de alecrim e tomilho
Fio de azeite para regar
3 xícaras de caldo de legumes
Sal e pimenta a gosto (somente na porção dos adultos)

Modo de fazer

Colocar todos os ingredientes em uma assadeira. Regue com o fio de azeite. Caso a assadeira não for antiaderente, é bom untá-la com o azeite antes de colocar os legumes. Cubra com papel alumínio e deixe assar em forno médio por 15 minutos. Retire o papel alumínio, mexa com uma colher e volte ao forno por mais 15 minutos. Retire os legumes e bata no mixer ou no liquidificador com o caldo de legumes. Vá acrescentando aos poucos até obter a consistência desejada.


O jeito certo de congelar as frutas

Congelar frutas é uma opção prática e faz com que elas durem mais. “Mas, claro, perde um pouco dos nutrientes: 15% para ser mais exata”, diz Camila Verdeja. Portanto, nada melhor do que consumir na hora. Mas com o corre corre nem sempre dá para comprar. Para se ter uma ideia, algumas frutas como morango, abacaxi e banana podem durar até 9 meses no congelador! E sem falar que você pode oferecer as que estão fora de época. Não há restrições, a mamãe pode escolher entre já comprar as frutas congeladas ou fazer isso em casa. Se a ideia for congelar sozinha, algumas dicas podem ajudar a armazenar as frutas corretamente, ao natural (sem açúcar ou calda). Confira:
Abacaxi: corte em fatias ou pedaços e congele.
Ameixa: o ideal é cortá-la ao meio antes de congelar.
Amora: congele ao natural e deixe para lavar depois, somente na hora do consumo.
Cereja: antes de congelar, lave, seque e tire o caroço da fruta.
Coco: é possível congelar ao natural, em pedaços ou mesmo ralado.
Figo: congele inteiro e, na hora de servir, não deixe descongelar totalmente.
Goiaba: congele em suco ou em pedaços, com ou sem as sementes.
Jabuticaba: prefira congelar inteira.
Laranja: deve ser congelada em gomos, sem a pele branca e sem sementes, se preferir em forma de suco, esprema levemente, para que fique com mais gominhos.
Limão: o ideal é congelar em forma de suco. Dá para raspar a casca, guardar em vidrinhos e aproveitar em bolos.
Maçã: descasque, corte em fatias e retire as sementes, depois, mergulhe em uma solução de água e sal (2 litros de água e 1 colher (sopa) de sal) por 5 minutos. Congele com algumas gotas de limão ou laranja, para evitar a oxidação.
Maracujá: bata ligeiramente e congele como suco.
Manga: descasque e corte em fatias antes de congelar.
Melão: corte e descasque antes de congelar.
Pera: também deve ser congelada com gotas de limão ou laranja.
Pêssego: descasque e retire o caroço, congele com gotas de limão ou laranja.
Uva: bata as uvas no liquidificador e congele em forma de suco.
Fonte: REvista News
Imagens: Revista News
Até a próxima!
0

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...