01 julho, 2019


A importância da matemática para o desenvolvimento infantil!

A matemática está presente na vida das crianças antes mesmo de elas ingressarem na escola. No cotidiano, os pequenos se deparam constantemente com formas e números. Portanto, quanto mais cedo eles começarem a estudar esta disciplina, mais completa será a interação que terão com o ambiente à sua volta. 


O aprendizado da disciplina faz parte das atividades diárias por toda a vida de uma pessoa. No caso das crianças, o estímulo às habilidades numéricas e aritméticas na primeira infância (nos primeiros cinco anos de vida) é fundamental para o desenvolvimento da lógica-matemática.

O que deve acontecer no dia a dia é tornar as experiências de aprendizado dos números algo prazeroso e, assim, estimular as crianças a continuar querendo saber mais e praticar com frequência. “Por exemplo, uma criança ao estar diante de dois elevadores (independentes entre si) deve chamar aquele que estiver mais próximo do seu andar para economizar energia elétrica. O raciocínio utilizado para isso depende de suas habilidades desenvolvidas. São pequenas coisas que podem e devem ser feitas rotineiramente”, diz Elza Midori Yamamoto, Bacharel em Química formada pela USP (Universidade de São Paulo), há quase 30 anos no Kumon e atualmente gerente do setor de Matemática.
Ainda, segundo a executiva, o maior benefício do estudo da matemática na primeira infância é torná-la algo natural e rotineiro na vida da pessoa por toda a vida. Falar da disciplina deve ser uma coisa tão comum quanto mexer em smartphones.
O incentivo ao gosto pela matemática é uma consequência do uso diário e pode começar em casa. Durante as compras em um supermercado, a mãe pode dizer à criança que tem um valor reservado para as compras de lanches/guloseimas e solicitar à ela que selecione os produtos desejados, mas que fiquem dentro do valor do estipulado. Com esse tipo de prática, a criança entende que os números são instrumentos que auxiliam a planejar e a executar as atividades dentro das metas.

Primeira infância

Ter contato com a disciplina desde a infância estimula a visão analítica, o levantamento de hipóteses e a resolução de desafios, levando as crianças a aplicarem os conceitos da matéria na sua rotina e a se sentirem seguras para continuar aprendendo.
A matemática é fundamental para o desenvolvimento cognitivo dos pequenos, ou seja, para a construção de sua capacidade de pensar. Quanto mais cedo eles tiverem contato com a disciplina, mais ferramentas terão para compor sua personalidade e entender o ambiente em que vivem.
A disciplina também trabalha a organização, a concentração e a criatividade, habilidades que contribuem para um bom desempenho nas demais componentes do currículo escolar e ajudam a se tornarem cidadãos mais críticos e conscientes.
O Kumon utiliza um método único, que estimula a concentração, o raciocínio e a autonomia nos estudos. A ideia é que a criança se sinta motivada e confiante para prosseguir no seu ritmo, sem pressões nem estresses desnecessários. As atividades de matemática foram feitas para desenvolver o raciocínio lógico e a capacidade básica de cálculo, competências muito importantes na escola, nos vestibulares, na vida profissional e em muitas áreas da vida pessoal. Logo, quanto mais cedo os pequenos adquirirem essas habilidades, mais oportunidades terão no futuro. 
Colaboração: Assessoria
Imagem: Assessoria
Até a próxima!
0

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...